domingo, 29 de junho de 2008

Réquiem.

Aquele que faz diversas perguntas, na verdade, quer responder. Há também os que preferem o silêncio, estes sempre têm algo a dizer.

Saber se comunicar sem o uso das palavras e, principalmente, entender alguém antes de quaisquer gestos, é sinal de sensibilidade. Ter a plena certeza que sabe, por julgar pensamentos sem nenhuma autoridade, é indicio de leviandade.

Costumamos enxergar somente aquilo que fora de encontro com o que queremos achar. Pois, o tolo insiste no erro, diferente do sábio que o reconhece. Desconfiamos das nossas certezas e temos certeza das nossas desconfianças.

Nossos pensamentos e imaginações devem ir além. Porém, temos que manter os pés no chão. Lembre-se: Antes de aprender a voar é preciso dominar a forma perfeita de aterrissar.

Não se perca em meras tentativas de acerto. Erre. Mas, erre tentando acertar. Não deixe que a teimosia lhe tire a visão. Nosso maior erro é querer acertar sempre.

Sei que podemos viver mais com menos emoção. Contudo, acredito que viver mais está na intensidade e não na extensão.

Nunca conte tudo que sabe, pois sempre existirá alguém que se aproveitará de suas idéias. E, quando eles acharem que era tudo que poderia oferecer, surpreenda-os com um As escondido na manga. Mostre que sempre haverá a necessidade de gritar mais alto.

Jamais mostre a origem da sua originalidade, revele apenas sua sabedoria apontando diversas possibilidades. O pecado capital mora no interior.

Confunda todos aqueles que você não consegue convencer. Conte seus segredos ao pé do ouvido, pois – me permita Dijavanear – se é segredo, é sagrado.

Acredite mais em seus instintos, não se perturbe com tantas opiniões. Dentre todas elas, há aquelas que lhe empurrarão e as que insistirão em lhe puxar.

Siga o conselho de Wim Wenders: “Quanto mais opiniões ouvimos, menos enxergamos”. Porém, um conselho sempre é muito particular. Sendo assim, em verdade vos digo, um conselho seria melhor proveitoso se fosse aplicado para aquele que o dá.

Ao terminar de ler este texto recheado de conselhos, viva como antes, termine sua leitura no fim, não leve isso adiante. Como todas as frases transcritas aqui, este último conselho também foi para mim.

9 comentários:

Unknown disse...

Ouvir, falar, opinar,discutir, invejar, gesticular, decifrar, misterios a serem revelados, esse é o enigma entre um ser e outro.



Ler os seus textos soam como música, inspiração, conselho, atinge o que você quer alcançar.

Te amo Bjs minha vida

vicente cortello disse...

com certeza, o melhor texto que eu li seu até hoje.
e eu sei que ainda virão melhores. aproveite a inspiração e os sorrisos que a vida pode oferecer, afinal, nunca sabemos quando eles acabarão.

te amo irmão.

Anônimo disse...

Ao terminar de ler este texto, não sei por quê, lembrei-me de algo dito por Pedro Demo:
"Aqueles que tem por hábito dar preceitos aos outros, julgam-se mais sábios do que aqueles a quem ensinam, por isso, ao menor erro são passíveis de censura"
Realmente, ficou muito bom. Parabéns!

Erika Sodré disse...

*meeeeu bem...tudo oq eu precisava ler...meio q te escutei falando...vc é incrível...um professor das palavras que traduzem os pensamentos...sou sua fã...intensamente fã...dos seus textos...das suas inspirações e da amizade que me oferece...

*Parabéns...

Anônimo disse...

E aí cara.
Pena não poder comentar muito aqui porque o post abrange bastante temas.
Existe muita gente que se nega a assumir um erro com medo de perder a dignidade, sendo que na relidade, assumindo um erro, ganha-se mais dignidade e aprendizado para futuros desafios.
Opiniões alheias servem de influência, tanto positivas quanto negativas, mas a que mais vale é a opinião própria, que pode ser reflexo de todas outras.
Adorei o texto, está de parabéns.
Abraço.

ManinhaChica disse...

É, você demora a postar, mas surpreende com tanta facilidade e leveza que encanta qualquer um.
eu fiquei sem palavras e intimidada por expor meu singelo pensar diante de tanta poesia.
é de muita responsabilidade fazer nossa herança...
adorei desde o titulo até o a virgula no final.
eu entendo como virgula no fim coisas que sempre terá proximos capitulos.
e na verdade, toda poesia faz parte do mundo dos sem-fim.
"Lembre-se: Antes de aprender a voar é preciso dominar a forma perfeita de aterrissar."
é especial demais, toda sua escrita.
Nem preciso confirmar que me sinto orgulhosa por vc, né
Sorte, sorte, sorte,

Unknown disse...

sabias palavras caro thiago....
" o sabio cala quem naõ sabe, e que mais fala..."
nem pensa que eu inventei isso é um trecho de um reggae....
mais gostei muito vou comentar sempre
abração

Anônimo disse...

Meu querido amigo, seu talento é enorme, eu agradeço a chance que a internet da de mostrar a todos do que é capaz e fico feliz com isso, talvez nem todos puderam participar de sua vida para conhece-lo e com isso ajuda muito, grande abraço meu amigo... rsrsrs ps: vou na formatura de vocês hein não esqueçam de me convidar hehehehe
Magnus Quandt...

Anônimo disse...

"Aquele que faz diversas perguntas, na verdade, quer responder. Há também os que preferem o silêncio, estes sempre têm algo a dizer."

Fabuloso, sempre me suprieende, admirito-te hoje e sempre, suas escritas me conforta!